A Prefeitura de Ciudad del Este realiza neste sábado uma manifestação pelas ruas da cidade, contra pessoas que se passam por guias de compras para agredir e enganar turistas. Logo após à aduana, uma faixa, escrita em português e espanhol, trazia um alerta aos turistas. “Você pode ser assaltado, não siga informações de “guias de compras”.
O prefeito Miguel Prieto usou a redes sociais para convocar comerciantes e moradores sobre a mobilização. Alguns empresários não concordaram. “Vieram colocar uma placa como se fôssemos bandidos. Num sábado, onde há muitos turistas chegando. O município não tem esse direito. Falamos para eles pararem de tapar a porta para que as pessoas pudessem entrar”, disse o lojista Montserrat Toledo”, para o Ultima Hora.
O vereador Sebastian Martínez disse que denunciar é a forma do município enfrentar a situação. “Essas pessoas levam turistas desavisados ao comércio local do centro da cidade e depois os agridem. Enfim, a cidade inteira quer trabalhar e não pode porque os turistas não aparecem mais. O que podemos fazer como município? A única coisa que podemos fazer é denunciar para que isso seja conhecido, para que parem de atacar”.
“Todos os falsos guias, “piranhas”, têm que estar na cadeia, é simples assim. Há um bando de ladrões aqui e eles estão tentando se passar por pessoas que querem trabalhar. Queremos salvar os turistas. É isso que queremos e não vamos parar”, disse o prefeito Miguel Prieto.
Para Armando Nagib, da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, o turista de compras é o maior patrimônio e precisa ser protegido. “A violência e a insegurança não tem partido político, muito menos ideologia política. Todos nós temos que combater. É um dever como cidadão”.
Outra convocação do prefeito Miguel Prieto é para a próxima segunda-feira (04). Também pelas redes sociais, informou que a prefeitura estará fechada e todos vão se concentrar em frente à sede da Polícia Nacional, pedindo mais segurança.