As 29 Unidades Básicas de Saúde abrem neste sábado (02), das 9h às 15h, para a vacinação de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. O dia ‘D’ concentra esforços para imunizar o público infantil dessa faixa etária contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
Essa é a primeira etapa da vacinação contra a dengue, que deve prosseguir para crianças de até 14 anos, conforme o fornecimento de novas doses pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira remessa, o município recebeu 7.909 doses, número correspondente à população na faixa etária de 10 e 11 anos, em Foz do Iguaçu.
“Iniciamos para essa faixa etária devido à limitação de doses, mas a prioridade é para crianças de 10 a 14 anos e ampliaremos a faixa etária conforme recebermos novas doses”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.
O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.
Adesão
A vacinação teve início na rede de saúde na última quarta-feira (28) e contabilizou 432 aplicações da dose. O número representa 5% por cento do público-alvo, uma quantidade considerada baixa.
“A adesão está baixa em praticamente todo o país e pedimos apoio da população e dos meios de comunicação para sensibilizar as famílias a trazerem as crianças para vacinar. A vacina é um grande avanço na política pública de saúde para enfrentar esta doença epidêmica do Brasil e que neste ano já está acima dos patamares anteriores”, reforçou Adriana.
De acordo com o último boletim da dengue, desde agosto de 2023, início da contagem do ano epidemiológico, já foram notificados 8.531 casos da doença, com 491 confirmações.
DIA D – A mobilização do Dia D vai acontecer em todo o Brasil. O tema é “10 minutos contra a dengue”, que representa uma convocação para cuidado perto de casa. Segundo o governo federal, desde o início de 2024 foram notificados 991.017 casos suspeitos de dengue no País, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 207 óbitos confirmados e 674 em investigação. A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos, eliminando os criadouros do mosquito. É muito importante a participação dos moradores, sobre os cuidados com a limpeza nos quintais das casas. Qualquer objeto que acumule água é tudo que o mosquito gosta. Por isso deve ser eliminado.