As guias do IPTU 2024 podem ser emitidas no endereço eletrônico: http://www2.pmfi.pr.gov.br/24horas/Dividas/frmInscricaoEdif.aspx ou adquiridas presencialmente na Secretaria da Fazenda. O atendimento presencial deve ser agendado com antecedência pelo Whatsapp (45) 98402-3239. De acordo com os dados do Cadastro Imobiliário Municipal, Foz do Iguaçu tem mais de 149 mil imóveis aptos à cobrança do imposto.
O IPTU pode ser pago em cota única com 10% de desconto ou parcelado em até 10 vezes, desde que o valor mínimo por guia não seja inferior a uma Unidade Fiscal de Foz do Iguaçu – UFFI (R$ 111,87). O vencimento da primeira parcela é no dia 22 de março, tanto para quem optar pelo pagamento à vista quanto pelo parcelamento.
As demais parcelas terão vencimentos nos dias 15 dos meses subsequentes. Quando a data coincidir com feriados e finais de semana o pagamento deve ser efetuado até o próximo dia útil.
Conforme explica Salete Horst, secretária da Fazenda, o contribuinte que pagou a vista o IPTU nos últimos anos também terá direito a uma bonificação. “Terá direito a bonificação progressiva aqueles que recolheram o imposto nos anos anteriores em cota única. A bonificação é de 2,5% ao ano. Acumula-se a bonificação progressiva até o limite de 15%”.
O IPTU das casas, prédios ou estabelecimentos comerciais é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre o valor venal foram aplicadas as seguintes alíquotas: imóvel edificado (Predial) de 1,0% e para imóvel não edificado (Territorial) foram de 2,0%.
Taxa de lixo
O valor da taxa de lixo é lançado separadamente. “O contribuinte deve ficar atento ao emitir as guias do IPTU e da Coleta de Lixo. São tributos diferentes com lançamentos separados”, lembra o diretor de Arrecadação e Tributos, Célio Lazarini.
Essa taxa tem como base de cálculo o custo dos serviços de coleta de lixo urbano, calculada anualmente. O valor a ser pago pode variar entre 3,50 e 165,00 UFFI`s, com critérios como: localidade, tamanho do terreno, frequência da coleta e a utilização do imóvel. A Tarifa Social varia entre 0,5 e 1,0 UFFI anual.
Aplicação
Todo recolhimento relativo a impostos é revertido em investimento na infraestrutura, programas, projetos e serviços que estão em andamento na cidade. As políticas de saúde, educação, esporte, cultura e de assistência social em âmbito municipal são financiadas por meio do pagamento regular desses tributos.