A Ação de Qualificação Cadastral de 2024, consiste na averiguação e revisão dos cadastros de cerca de 7.500 famílias beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). A estratégia coordenada anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) visa garantir o acesso dos que mais precisam aos benefícios sociais.
Neste ano, a estratégia engloba a ‘Revisão Cadastral’, que abrange as famílias com o cadastro desatualizado há mais de dois anos e a ‘Averiguação Cadastral’, onde existe algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício, ou de composição familiar. Uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da sua situação.
A Secretaria de Assistência Social também orienta as famílias que estão na Ação de Qualificação Cadastral a procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único para atualizarem seus dados.
Formato
Para o diagnóstico da realidade e confirmação de informações, o trabalho está sendo executado por meio de visitas de educadores sociais e entrevistadores sociais nos locais de residência dos beneficiários do Sistema Único de Assistência Social.
As visitas acontecem durante a semana, das 8h às 12h e das 12h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 14h.
De acordo com o relatório fornecido pelo MDS, a região Leste é a com maior número de cadastros a serem averiguados (2033), seguida pela Norte (1798) e Sul (1351).