Na manhã dessa segunda-feira (19), o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este, Carlos Leiva, falou com o Jornal da Cultura. Ele disse que os bombeiros seguem de plantão e que passaram o domingo combatendo novos focos de incêndio no prédio. “Havia muito material plástico e eletrônicos que seriam usados na finalização da obra. Como são altamente inflamáveis, o fogo voltou”. Disse ainda, que esperam a chegada de peritos para uma avaliação sobre a situação e fazer a remoção do materiais que se encontram no local. “O edifício não corre risco de desabar”, disse ele.
O fogo começou na segunda-feira (12), e a suspeita é que um curto-circuito na fiação tenha provocado o incêndio. Um bombeiro sofreu queimaduras no primeiro dia de trabalho e outro teve problemas respiratórios, por causa da fumaça. Os dois foram medicados e estão bem, segundo o comandante Carlos Leiva.
O prédio tem 25 andares e, mesmo em construção, vários pavimentos eram usados como depósito de mercadorias, principalmente cabos de fibra ótica, informática e eletrônicos. As ruas próximas ao prédio permanecem bloqueadas para facilitar o acesso dos bombeiros e garantir a segurança de quem passa pela área.