Nesta sexta-feira (16) veio a informação que o computador desaparecido da UPA Walter Barbosa foi localizado. Estava na sala de repouso dos motoristas. Um deles tirou do carro e esqueceu de levar até o almoxarifado. Sem o equipamento, não tem como ligar o Raio-x. Por isso, pacientes que precisam fazer exames são levados até a UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras.
A UPA Walter Barbosa ficou 3 meses fechada para reformas e muitos equipamentos e móveis foram retirados do local. Quando foi reaberta, no último dia 5, veio o problema. O presidente da Fundação Municipal de Saúde – que administra o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e a UPA Walter Barbosa, Andre di Buriasco, em entrevista para o Jornal da Cultura, disse que foi aberta uma sindicância interna e registrado um Boletim de Ocorrência. A polícia estava investigando o caso, mas a administração já tinha comprado outro computador, que deve chegar na próxima semana. Ele também admitiu que a unidade não está com o atendimento completo, apesar das reformas.
Na sessão itinerante da Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira (15), no Morumbi, os moradores reclamaram da saúde. Roberto Rodrigues, morador do bairro, falou sobre a reforma da Upa. “Primeiramente é sobre o UPA 24h aqui no Morumbi, que foi feita uma reforma recentemente, uma reforma cara. E o que será que foi reformado?”, questionou diante das notícias de obra entregue sem que estivesse totalmente concluída.
A prefeitura anunciou um investimento de R$558.815,42, mas foram gastos R$ 950 mil, para diversas melhorias, como a substituição da cobertura para sanar os problemas de goteiras e infiltrações, e a restauração de todos os forros, pisos e paredes, sala de medicação, ampliação de uma sala de classificação de risco e um consultório indiferenciado (para atendimento de várias especialidades).