Endoftalmite: risco de infecção grave é minimizado em hospitais oftalmológicos com certificação

Dr. Abenor Minaré Filho/Oftalmologista

A endoftalmite é uma infecção oftalmológica temida.  É considerada muito grave em razão das consequências, incluindo a possibilidade de cegueira. E como a endoftalmite pode ser causada? Uma das chances é por acidente, a exemplo de motociclistas sem viseira que podem ser atingidos por insetos durante o trajeto.

Outra forma é por bactéria. “É um evento raro, mas pode acontecer após procedimento cirúrgico. No fim do ano passado houve um registro em um mutirão de catarata no Amapá. De um total de 140 pessoas operadas, mais de 100 tiveram a infecção. Durante o procedimento cirúrgico o risco aumenta, uma vez que a cirurgia rompe a integridade de olho. O risco de endoftalmite corresponde a menos de 1%, mas quando acontece é visto com gravidade”, explica o oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, Dr. Abenor Minaré Filho.

Acreditação

A certificação de acreditação é uma garantia de que o ambiente é seguro. O Hospital de Olhos de Cascavel é o único centro oftalmológico da região Oeste do Paraná com o selo ONA nível Pleno. Para obter a chancela, inúmeros requisitos precisam ser cumpridos. “No centro cirúrgico, os cuidados são impressionantemente grandes, e vão desde o ar-condicionado à esterilização. Uma equipe leva mais de dois anos para ser treinada, para se tornar estável e contínua. A rotatividade de profissionais é evitada ao máximo e o controle é rigoroso”, acrescenta o médico.

Para obter o selo ONA, o cuidado com as rotinas é extremo. “Uma equipe externa de acreditação visita o hospital. O Hospital de Olhos de Cascavel foi o primeiro da região a conquistar o certificado porque provou que cumpre todos os mais de dois mil detalhes exigidos”, afirma o especialista.

Informações: Huaíne Nunes

Sair da versão mobile