“Folia na cozinha”: fim de semana foi de trabalho nos preparativos da Canja do Galo Inácio

Associação Fraternidade Aliança (AFA) será beneficiada com a renda da canja, vendida na terça-feira de carnaval em Foz.

Foto: Roni Zibetti

Cerca de cinquenta voluntários do Rotary Clube Grande Lago estão trabalhando nos preparativos da Canja do Galo Inácio. Esse ano serão usados mil quilos de frango, além de 250 quilos de arroz, 250 quilos de legumes, além de outros itens, como temperos e queijo ralado. Como já se tornou tradição, a canja será comercializada na terça-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro, a partir das 17h, na Praça da Paz. A expectativa do clube é comercializar 5 mil canjas. O valor permanecerá o mesmo do ano passado: R$ 10,00 cada pote de 500 ml.

De acordo com o presidente do clube, Roni Zibetti,  o preparo dos alimentos está acontecendo na cozinha da AFA. No dia do evento, tanto voluntários da entidade quanto de outros clubes de Rotary auxiliam no atendimento ao público. O evento faz parte da programação do Carnafalls.

História
A Canja do Galo Inácio existe desde 2001 e foi idealizada pelo jornalista Rogério Bonato, que neste ano foi o responsável pela produção da estampa das camisetas. O evento foi inicialmente administrado por um grupo de amigos, em seguida foi organizado pelo Provopar e há nove anos está sob o comando do Rotary Grande Lago. Apenas durante a pandemia da Covid-19 o evento foi suspenso.

AFA

A Associação Fraternidade Aliança foi criada há 32 anos para atuar, especialmente, numa das áreas mais vulneráreis do município de Foz do Iguaçu: a região do Porto Meira. A partir de uma atuação sólida e de reconhecida credibilidade, foram criados projetos e programas que se estenderam para toda a população da cidade. Nesse período, mais de 5 mil crianças e adolescentes foram diretamente atendidos. Atualmente a entidade desenvolve os seguintes programas nas áreas de assistência social e saúde: Programa Família Acolhedora; Programa Guarda Subsidiada; Casa da Criança; Complexo Terapêutico Infanto Juvenil Arturo Paoli e Orquestra Reciclando Sonhos. Hoje, 450 crianças e adolescentes são atendidas na AFA.

Sair da versão mobile