O feriado de Carnaval, nos dias 12 e 13 de fevereiro, não altera o funcionamento dos serviços considerados essenciais da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Serviços de urgência e emergência na saúde, segurança, coleta de lixo e coleta de materiais recicláveis, limpeza pública, bem como os atendimentos da Secretaria de Assistência Social, como as casas de passagem, residência inclusiva, o Centro Pop 24 horas e a Abordagem Social, funcionam normalmente.
As unidades básicas de saúde fecharão somente no dia 13 de fevereiro (terça-feira), permanecendo abertas nos dias 12 (segunda-feira) e 14 (quarta-feira), nos horários de expediente estabelecidos em cada unidade.
Não haverá atendimento durante os dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira) nas repartições públicas do município, escolas e Cmeis, nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Os serviços serão retomados na quarta-feira (14), das 13h30 às 17h30. Neste dia, o Estarfi funcionará durante o horário de expediente normal, com escala própria do setor.
Na saúde, funcionam normalmente a UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras, a UPA Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e a Unidade Padre Ítalo (atualmente localizada no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira).
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também terá atendimento e pode ser acionado em casos de urgência e emergência através do telefone 192.
A Guarda Municipal atuará todos os dias e pode ser acionada pelo telefone 153, assim como a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo 190.
O CAT (Centro de Atendimento ao Turista, na Avenida das Cataratas) e o TELETUR funcionam normalmente. O telefone do CAT é o 2105-8128 e do TELETUR 0800 045 1516.
Nos bancos não haverá expediente durante o feriado de Carnaval, nos dias 12/02 (segunda-feira) e 13/02 (terça-feira). Já na Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o início do atendimento ao público começa às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.