Os agentes da Polícia Nacional encontraram explosivos dentro do túnel escavado para chegar até o cofre da Associação dos Trabalhadores em Câmbio (ATC), em de Ciudad del Este, e decidiram paralisar a operação de busca pela saída da passagem. Segundo informações, foram encontradas cordas detonantes enroladas e por segurança deixaram o local.
“Está cheio de explosivos”, disse um dos agentes que entrou no túnel dentro do cofre localizado nas avenidas Monseñor Rodríguez e Boquerón, no centro de Ciudad del Este.
O promotor Luis Trinidad, de Ciudad del Este, acompanha as investigações do roubo sofrido por 148 cambistas. As provas encontradas no local serão examinadas para encontrar os responsáveis pelo ocorrido, enquanto as vítimas serão intimadas a prestar depoimento, para saber com precisão o valor roubado.
Segundo a denúncia, os cambistas se aproximaram do local na manhã dessa segunda-feira (05), para iniciar o trabalho, mas não conseguiram abrir a porta. Foi necessário chamar um chaveiro e quando entraram, descobriram que o cofre, onde eram guardadas as bolsas, tinha sido arrombado.
No total, foram abertos 148 cofres e outros quatro ficaram intactos. Nas primeiras verificações foram encontradas embalagens de hambúrguer e chocolate, o que sugere que os criminosos já estavam no túnel há algum tempo. Eles teriam aproveitado o fim de semana para realizar o assalto, principalmente no sábado, quando o movimento comercial foi reduzido devido ao feriado de aniversário de Ciudad del Este.
Um grupo de investigadores da Polícia Federal brasileira cruzou ontem à tarde a Ponte da Amizade para apoiar as investigações, pois existe suspeita de que essa quadrilha seja formada por brasileiros e paraguaios que estariam ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).