Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), prenderam na noite de sábado (03), Rodrigo Emilio Montalva Agüero, de 41 anos. Ele estava na aduana paraguaia da Ponte da Amizade e se preparava para cruzar a fronteira até Foz do Iguaçu, com documento falso.
Agentes da SENAD da capital do país, que tinham informações sobre a movimentação do detido, montaram guarda na área primária da alfândega paraguaia e, por volta das 21h, pararam o carro onde ele estava. Ele forneceu um documento de identidade original com fotografia, mas os dados eram de outra pessoa.
Após algumas investigações, a identidade foi confirmada e ele foi preso com o apoio da Marinha e Migrações do Paraguai. Na casa, localizada em Presidente Franco, os policiais apreenderam dinheiro em espécie, um fuzil, três pistolas, dois revólveres e um caminhão, além de diversos documentos.
Segundo as investigações, Rodrigo Emilio Montalva Agüero é um dos secretários do suposto traficante Miguel Ángel Insfrán Galeano, vulgo “Tío Rico”, que está preso. O nome também tem ligação com Sebastian Enrique Marset Cabrera, procurado pela Justiça do Uruguai, por tráfico internacional de drogas. Sebastian é irmão de Diego Nicolás Marset Alba, preso pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu, no dia 26 dezembro do ano passado, em um condomínio de luxo na cidade.
Dados da investigação indicam ainda, que ele era presidente da empresa “Guarani Business Import & Export SA”, por meio da qual eram enviadas quantidades significativas de cloridrato de cocaína, em um período entre 2020 e 2021, e de 4.174 quilos de cocaína apreendidos em outubro de 2021 na Holanda, Europa.
Ele foi conduzido a Base de Operações da Senad em Assunção, capital do Paraguai, onde está à disposição do Ministério Público do país vizinho.