A sede da Associação dos Trabalhadores em Câmbio (ATC), está localizada na Avenida Monsenhor Rodrigues, no centro de Ciudad del Este. O caso foi denunciado assim que os primeiros cambistas chegaram para trabalhar, não conseguiram abrir a porta e tiveram que chamar um serralheiro. Quando entraram, descobriram que o cofre, onde eram guardadas as bolsas, tinha sido arrombado.
Segundo os investigadores, os criminosos fizeram um túnel com vários metros de extensão para chegar ao subsolo e abriram um buraco na parede do cofre. De um total de 300 armários no cofre, 142 estavam ocupados por cambistas. Todos encontraram seus cofres arrombados e vazios nesta segunda-feira (05).
Walter Fernández, presidente da ATC, ficou incrédulo ao ver como conseguiram entrar no cofre. Ele ressaltou que durante o fim de semana não notaram movimentos estranhos no local. No entanto, indicou que entre sábado e domingo houve um corte de energia naquela área e só depois de 15 horas a luz foi restabelecida.
Até o momento não há o valor exato do dinheiro que eles levaram, porque cada cambista tinha uma quantia diferente de dinheiro, mas um dos associados disse à Polícia Nacional, que perdeu em torno de G$ 300 milhões, o equivalente a R$ 200 mil.
A polícia paraguaia segue com as investigações para identificar os autores do crime, que ganhou grande repercussão em toda imprensa.
Com informações: Última Hora/PY