Após receber a informação de que uma quadrilha de traficantes iria realizar o transporte de grande quantidade de maconha na região de Santa Helena, policiais federais e civis passaram a monitorar a movimentação no Lago de Itaipu. Eles se posicionaram em pontos estratégicos no lago, com objetivo de identificar e interceptar a embarcação utilizada para o transporte de entorpecentes.
Nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira (09), foi identificada uma embarcação realizando a travessia irregular do Paraguai para o Brasil, com diversos fardos envoltos por sacos plásticos em seu interior, e decidiram fazer a abordagem. Assim que percebeu a presença dos policiais, o condutor fugiu até um porto clandestino, onde abandonou o barco e correu para o meio do mato.
Foi constatado que a embarcação transportava 1,2 tonelada de maconha, dividido em diversos volumes. Toda a carga do entorpecente e a embarcação foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a formalização da apreensão e continuidade das investigações.