O prefeito Chico Brasileiro anunciou, na manhã desta segunda-feira (08), o servidor municipal e atual diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) André Santos como novo titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Santos passa a comandar a pasta em substituição ao ex-secretário Elias de Sousa Oliveira, que assumirá, até o final deste mês, a coordenação da área de Proteção Social Básica dentro da Secretaria Nacional de Assistência Social.
“Temos tranquilidade em anunciar o assistente social e servidor público municipal André Santos como titular da pasta, porque ele possui conhecimento e experiência na área, e sempre atuou com muito comprometimento em defesa da dignidade humana e dos direitos da população, seja no controle social ou na gestão”, comentou Brasileiro.
Essa é a segunda vez que Santos assume o comando da terceira maior secretaria do governo na atual gestão, além de ter cumprido o papel interinamente durante os períodos de férias do ex-secretário.
Compromisso
Assistente Social e servidor de carreira desde 2016, Santos contribuiu para a reconstrução da política de assistência no atual governo e da implementação das principais estratégias para a área, com foco no acesso das comunidades mais vulneráveis aos seus direitos.
“Tivemos grandes avanços neste governo, como a implantação da Lei do SUAS e toda a estruturação da pasta e dos serviços e temos o desafio de dar continuidade ao trabalho já realizado pelo Elias, que agora poderá nos dar suporte e apoio no Governo Federal para qualificarmos ainda mais a política da assistência social”, comentou Santos.
O novo secretário também agradeceu ao prefeito Chico Brasileiro e selou compromissos de fortalecer a gestão democrática e participativa na pasta. “Sou muito grato ao prefeito pela indicação e confiança porque estamos em uma gestão comprometida com a política da assistência social e farei o meu melhor, com muito empenho e afinco, com foco nas pessoas que mais precisam”, completou.
Currículo
André dos Santos é iguaçuense, formado em serviço social e especialista em Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Sociais pela faculdade Uniamérica (2007) e em Gestão Pública Municipal pela UFPR. É servidor público desde 2016 e Diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social desde 2017.
Em sua trajetória profissional, consta a passagem como assistente social na Aldeias Infantis e diretor de Planejamento Institucional na AFA – Associação Fraternidade Aliança. Também foi Gestor do Projeto Guarda Subsidiada da entidade e um dos responsáveis pelo projeto de implantação do serviço na instituição. Santos também foi educador social Centro de Socioeducação – CENSE.
O novo secretário também tem possui larga atuação no campo do controle social, com destacada participação em diversos conselhos em defesa das minorias. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA (2010 – 2011) e do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS (2018-2019) e coordenador do Comitê Gestor de Políticas púbicas voltadas à criança e ao adolescente em situação de drogadição (2011).
No último ano, Santos foi indicado e assumiu o desafio de assumir a presidência do Conselho Municipal de Política de Cultura (2022-2023).