Depois de 35 dias de programação, o Natal Águas e Luzes, de Foz do Iguaçu, termina nesta sexta-feira (5). Moradores e visitantes podem conferir a iluminação e a decoração temática do Gramadão de Itaipu, na Vila A, com mais de 500 mil pontos de luz, e da Praça da Paz, no Centro da cidade.
Outra opção é a gastronomia, com a feirinha de Natal da JK, das 19h às 23h. O espaço tem sido um ponto de encontro da comunidade, que aproveita para passear, fazer compras e se alimentar com as delícias oferecidas no local. Excepcionalmente, a pedido dos(as) feirantes, a feirinha temática será mantida até domingo (7). Depois, voltará a funcionar no formato normal.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu está preparando para divulgação um balanço de público e de arrecadação de brinquedos e alimentos doados pelos visitantes que passaram pelo Natal Águas e Luzes. Mas já dá para adiantar: “Foi um grande sucesso”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. “O pessoal prestigiou o calendário de atividades que preparamos com tanto carinho para esse período. E, se em 2023 foi bom, em 2024 será ainda melhor”, acredita.
Encantamento
O Natal Águas e Luzes reuniu mais de 26 atrações artísticas, entre shows e espetáculos. A programação contou com apresentações do Frei Gilson, religioso que arrasta multidões, e também foi marcada pela participação de artistas locais em orquestras e espetáculos natalinos.
O “Natal dos Brinquedos Mágicos”, da Cia Despertar Produções, levou mais de 10 mil pessoas para o Gramadão de Itaipu, na Vila A, com um espetáculo inesquecível. Teve nevasca, Papai Noel voador e drones formando desenhos temáticos no céu.
Outros atrativos
No Centro da cidade, duas paradas (desfiles de Natal) encantaram o público na Avenida Jorge Schimmelpfeng.
Numa iniciativa paralela, Itaipu e PTI levaram o espetáculo Energia de Natal a 16 municípios lindeiros com o espetáculo natalino encenado pela Companhia Projeto Broadway, de Curitiba. A encenação foi feita numa carreta-palco.
Em 2023, também foi lançado o concurso de decoração de Natal em três categorias – residencial, comercial e meios de hospedagem, onde o prêmio principal, para cada categoria, foi R$ 10 mil.