Para a nova reunião do gabinete de gerenciamento dos postos migratórios, na sede da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, participaram entidades ligadas ao turismo da região da tríplice fronteira. O objetivo, segundo a PF, era analisar os procedimentos realizados nos postos migratórios e o resultado no fluxo dos turistas, na entrada e saída do país.
Para a PF, a avaliação das entidades participantes é que houve uma melhora no atendimento aos turistas nas aduanas, com a utilização do sistema STI Mobile difundido e utilizado pela PF no processo migratório realizado em Foz do Iguaçu. Antes limitado aos turistas do Mercosul, agora o pré-registro virtual pode ser usado por qualquer turista que queira agilizar seu procedimento de entrada e saída do país, preenchendo previamente o formulário e apresentando aos policiais federais responsáveis pelo controle migratório. O pré-registro migratório pode ser acessado através do link https://mobile.pf.gov.br/sti-mobile/
“Sempre há espaço para melhora no processo de atendimento aos turistas da região e estamos trabalhando em conjunto com a sociedade civil e entidades atuantes no ramo para que o desempenho das atividades da Polícia Federal sejam um aliado do crescimento do setor”, afirmou o chefe da Delegacia da PF em Foz do Iguaçu, Marco Smith.
As reuniões do gabinete são periódicas e têm sido realizadas para ajudar na tomada de decisão e avaliação de mudanças e apoio interinstitucional nos procedimentos migratórios. “Essa interação entre o poder público e entidades representantes do setor turístico é de grande valia, possibilitando crescimento e melhora para turistas e profissionais do turismo”.