Cerca de 40 famílias, entre elas, três de nacionalidade paraguaia e uma da Venezuela, ocupam uma área do município, no Jardim Universitário, no final da rua Domingos Francisco Zardo. A maioria, chegou nesse domingo (17).
Um dos acampados, Luis Aberto, de 61 anos, falou para o Jornal da Cultura. Ele disse que não tem condições de pagar aluguel e por isso decidiu ir para a área. “Cada um se vira como pode. Água nós estamos contando com a ajuda de um vizinho próximo e estamos sem energia”.
Também para o Jornal da Cultura, o diretor da Guarda Municipal, Marcelo Yarid, disse que uma equipe da GM esteve no local e as famílias foram orientadas a não montar os barracos na área e que o caminho era procurar a Secretaria de Assistência Social. “A Guarda Municipal já está montando uma força-tarefa para acompanhar a situação”.
Em nota, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, juntamente com seus órgãos responsáveis, diz que “está ciente da ocupação de uma área pública ocorrida na tarde do último domingo (17). Informamos que já estamos atuando ativamente no caso e tomando as medidas necessárias para resolver a situação da forma mais adequada possível, visando o bem-estar de todos os envolvidos. Acompanharemos de perto o desdobramento desse processo, assegurando uma abordagem justa e eficaz para a resolução do problema”.