Segunda dose de reforço da bivalente contra a Covid-19 a grupos prioritários está disponível nos postos de saúde

Ação atende à nova recomendação do Ministério de Saúde.

Foto: Cristian Rizzi.

A Secretaria de Saúde de Foz iniciou a aplicação de uma nova dose reforço da bivalente contra a Covid-19 em idosos com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a vacina há mais de seis meses. A segunda dose do imunizante está disponível nas 29 unidades básicas de saúde.

A ação atende à nova estratégia adotada pelo Ministério da Saúde após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante do coronavírus no Brasil, inicialmente nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

A medida visa ampliar a cobertura vacinal nos grupos prioritários e prevenir a transmissão do vírus para outros estados do país. De acordo com a nota técnica do MS, “embora a OMS afirme que essa sublinhagem apresenta risco baixo para a saúde global e que há crescimento lento em 47 países, no Ceará, observa-se aumento expressivo de casos de Covid-19 a partir da segunda quinzena de novembro de 2023”, reforça o documento.

Cobertura

De acordo com dados vigilância epidemiológica de Foz do Iguaçu, desde fevereiro deste ano, início da imunização desta vacina foram aplicadas 34.102 doses da vacina bivalente, na população em geral.

A população estimada de idosos (pessoas com mais de 60 anos) é de 37.086, destes, 13.675 tomaram a 1ª dose de reforço da vacina bivalente, o que equivale a 36,87%; a de imunocomprometidos, acima de 12 anos, é de 5000 pessoas, sendo que deste total, 638 foram imunizados, ou seja 12,76%.

 

Sair da versão mobile