Delegacia da Mulher e Posto de Identificação ganham nova sede em Foz do Iguaçu

Inauguração oficial aconteceu nessa sexta-feira (08), com a presença de dezenas de convidados.

Foi inaugurada oficialmente na manhã dessa sexta-feira (08), a nova sede da Delegacia da Mulher e do Instituto de Identificação em Foz do Iguaçu. O novo edifício, que abriga as duas instituições, foi construído a partir de um convênio entre a Binacional e a Polícia Civil do Paraná (PCPR). A demolição do prédio antigo e a construção do novo totalizaram um investimento de R$ 3.507.641,12 pagos por Itaipu.

O delegado chefe da Polícia Civil, Rogério Antonio Lopes, disse que é uma estrutura única, com muita qualidade, para atender aos cidadãos que pagam impostos. “Estamos muito felizes. Isso é fruto de um projeto em parceria com a Itaipu Binacional. Saímos de um espaço acanhado e desalinhado e hoje é outra realidade”

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a participação da binacional é mais uma das etapas dos investimentos da empresa na cidade. “É mais um exemplo dos projetos de política pública. Esta parceria com a PCPR fortalece os laços entre as instituições e demonstra o compromisso conjunto de criar ambientes mais seguros e acessíveis para a população”.

Antes, a Delegacia da Mulher funcionava em um imóvel alugado, localizado no bairro Vila A, e o Instituto de Identificação em uma estrutura de contêineres junto à 6ª Subdivisão Policial de Foz.

A nova sede tem 657,12 metros quadrados e está localizada em uma área estratégica, na Avenida Jorge Schimmelpheng, no centro da cidade, permitindo fácil acesso da população aos dois serviços. A Delegacia da Mulher ganhou salas de acolhimento, brinquedoteca, cartório e permite um melhor atendimento às vítimas de violência, além de criar um ambiente de trabalho mais agradável aos servidores.

O novo espaço é administrado pela delegada da Mulher e do Turista de Foz do Iguaçu, Giovanna Antonucci Brito Oliveira, que lembrou o número ainda elevado de violência contra a mulher – em 2023, foram seis vítimas de feminicídio no município. “Essa nova estrutura representa um lugar onde as mulheres têm um atendimento acolhedor, humanizado e separado exclusivamente para aquela vítima. O apoio da Itaipu com esse convênio foi de grande importância”, ressaltou.

Em relação ao Posto Central do Instituto de Identificação da PCPR, em Foz do Iguaçu, o espaço interno conta com uma sala de recepção ampla, para facilitar a acomodação e a triagem do cidadão que busca os serviços. O início do funcionamento do posto de identificação no novo local acontece nos próximos dias. Atualmente, o posto gera 237 RGs por dia.

Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional

Sair da versão mobile