Quem passar pela Praça do Mitre, no centro de Foz do Iguaçu, vai cruzar com os operários trabalhando na retirada do chafariz. Para demolir a obra, a direção do Colégio da Polícia Militar fez um pedido para a prefeitura e o Conselho de Patrimônio emitiu parecer autorizando a retirada.
“Quanto à questão de historicidade patrimonial, a Resolução nº 014, de 7 de novembro de 2023, do Cepac, autorizou a demolição do chafariz, considerando que a obra implantada não faz parte da estrutura histórica do ‘Colégio Mitre’, atual 5º Colégio da Polícia Militar. O prédio também está na lista dos imóveis a serem tombados pelo Município”.
Além de deixar o espaço livre, com mais segurança, a escola pretende usar para atividades com os estudantes. A justificativa é que a estrutura foi construída em frente à entrada principal do prédio, impedindo uma saída rápida, em caso de emergência.
Em entrevista para o Jornal da Cultura, o Major Eliseu Gonçalves, Comandante do 5º Colégio da Polícia Militar, disse que a ideia é um melhor aproveitamento do passeio, tanto pela comunidade escolar, quanto pela população. “A estrutura está num local inapropriado na praça, que acabou perdendo uma área considerável, pois utiliza em torno de 70 metros quadrados. Infelizmente, também houve o furto de equipamentos e, em vários momentos, virou motivo de críticas pelos moradores. Percebemos a vontade de que a praça seja usada para abrigar eventos”.