Com a missão de lançar um novo olhar para o potencial de desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o Foz Internacional Boat Show, fez a primeira feira náutica com chancela Boat Show realizada em águas interiores no Brasil.
O evento, que ocorreu no Iate Clube Lago de Itaipu, reuniu mais de 30 marcas expositoras e, além de barcos dos principais estaleiros brasileiros, de 19 a 42 pés, o público de mais 6 mil pessoas conheceu as novidades em acessórios ligados à náutica, caminhonetes, helicópteros, experiências aquáticas e até barcos em forma de carro esportivo. Nos quatro dias de feira, foram 40 barcos vendidos, sendo mais de R$ 28 milhões em negócios movimentados, o que impacta diretamente na geração de empregos do setor, que deve fechar o ano com mais 150 mil postos de trabalho, segundo a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos). Juntos, segundo dados da associação, os quatro boat shows brasileiros, realizados no Rio de Janeiro/RJ, Itajaí/SC, São Paulo/SC e Foz do Iguaçu/PR, injetaram na economia do país em 2023 cerca de R$ 1,5 bilhão.
“O Foz Internacional Boat Show veio para propiciar que esse lago tenha 10 mil barcos navegando nos próximos 10 anos, inclusive, com o apoio para que novas estruturas náuticas sejam construídas. Iniciativas como essa de trazer um boat show para um lugar novo e ainda pouco explorado tem como objetivo fomentar o uso sustentável deste espaço, que tem grande potencial náutico, o que impacta diretamente na geração de empregos, seja na indústria ou no turismo, além de trazer desenvolvimento econômico para a região, o primeiro passo foi dado, agora é dar continuidade nesta iniciativa ampliando estruturas para atender este setor”, afirma o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.
A diretora geral do Boat Show, Thalita Vicentini, faz um balanço do evento deste ano, mas já com o olhar em 2024. “A nossa missão deste ano foi concluída com sucesso porque os expositores ficaram satisfeitos. Eles venderam barcos, conseguiram abrir novos relacionamentos e negócios, mas muito mais do que isso, identificaram um novo potencial de mercado, além de prospectar novas revendas na região e ver todo o potencial do Paraguai. Os expositores são o termômetro para a continuidade do projeto. Nosso objetivo inicial era trazer um novo olhar náutico e um novo mercado para o Lago de Itaipu. E isso foi alcançado. Nós entendemos que para o ano que vem será um projeto remodelado, com mais expositores e diversidade de produtos. Esse foi um projeto-piloto que buscava ampliar a visão para uma região com muito potencial de crescimento, agora é planejar em conjunto com todos que nos apoiaram nesta edição, para sua continuidade em 2024”, declara.
Turismo náutico sustentável
O potencial de turismo náutico sustentável do Lago de Itaipu pode ser comprovado em números. No total, o lago tem 1.350 quilômetros quadrados, 170 quilômetros de extensão e 16 cidades o margeiam, entre Foz do Iguaçu (PR) e Mundo Novo (MS). Atualmente, o turismo náutico no Brasil tem PIB de aproximadamente R$ 12 bilhões, o que representa 1,6% do PIB do turismo e 0,12% do PIB do país. Porém, segundo levantamento divulgado recentemente, o setor tem capacidade de atingir PIB superior a R$ 40 bilhões e gerar 150 mil empregos diretos e indiretos, o que representaria 3,5% do PIB do turismo e pelo menos 0,33% PIB do país.
Sessa Marine
“Foi bastante positivo e no final de semana houve um movimento legal. As nossas perspectivas sempre são as melhores e queremos ver o evento crescer cada vez mais. A região tem um enorme potencial náutico, com um lago muito extenso para navegação”.
Marcelo Bezzi, gerente comercial da Sessa Marine
Solara Yachts
“Tivemos duas vendas e eu tenho certeza que ao longo dos dias após o evento vamos concretizar muitas outras. Também fizemos contato com novas revendas, o que é muito interessante. Para nós surpreendeu muito o movimento. Nós viemos com a intenção de apresentar a marca para as pessoas de Foz, mas também do Paraguai e de Porto Rico, no noroeste do Paraná, para cá, e esse objetivo foi alcançado. Com certeza, ano que vem estaremos aqui novamente”.
Celso Antunes, dealer exclusivo da Solara Yachts
Triton Yachts
“Foi uma experiência bem positiva para nós, que acabamos divulgando e atingindo mais pessoas, não só aqui da região, que por vezes até nem conheciam os produtos, ainda mais assim que trouxemos a Flyer 38, que é um modelo recém-lançado na linha. Percebemos também uma grande visitação de pessoas de outras localidades, como Paraguai e da Argentina. Foi muito bom”.
Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts
Ventura Marine
“Só não ficamos mais surpresos pois sabemos que tudo que o Boat Show organiza tem um padrão muito elevado. Mas, realmente, foi além de qualquer expectativa. Uma organização impecável e um lugar muito bonito. Em termos de visitação, apesar de ser um evento embrionário, toda essa movimentação no Lago de Itaipu vai difundir e atrair mais pessoas para a navegação, além de incentivar a construção de mais marinas e clubes na região. Ao longo dos quatro dias de feira, foi interessante a quantidade, mas especialmente a qualidade do público presente”.
André Motta, presidente da Ventura Marine
Fibrafort
“O movimento foi bom, principalmente, no final de semana. O local é muito agradável e o público acabou aderindo, então, saímos daqui com uma análise positiva da feira. Conseguimos efetivar vendas e criou-se oportunidades de negociações. Para que o evento cresça ainda nas próximas edições, precisamos da união das autoridades para permitir a expansão das estruturas náuticas no Lago de Itaipu. Os negócios e o mercado náutico como um todo são extremamente importantes para o desenvolvimento da região e geração de empregos”, Thiago Fagundes, coordenador de negócios da Fibrafort.
Mestra Boats
“É um evento que por ser o primeiro, nos surpreendeu de forma muito positiva, pois já tivemos muitos negócios gerados na feira, inclusive, com paraguaios e argentinos. A nível Brasil, é maravilhoso este circuito náutico que o Boat Show vem fazendo com os salões, e Foz é muito bem-vinda, até porque estamos na tríplice fronteira. Estamos entrando no Mercosul devido a este evento, então é muito positivo, não só para a Mestra, mas para todos os expositores que vieram ao evento. Ano que vem com certeza estaremos aqui novamente”.
José Eduardo Cury, presidente da Mestra Boats
Grand Ocean
“Surpreendeu muito positivamente, principalmente, porque o público foi bastante qualificado. Existe uma demanda reprimida de embarcações na região muito forte. Os visitantes estão em busca por barcos maiores. Para nós da Grand Ocean, como primeira participação, foi bastante positivo porque tivemos algumas negociações em andamento e com certeza é um evento que vai entrar no calendário dos boat shows do Brasil”.
Hemerson Diniz, representante da Grand Ocean
Montreal Powersports (Sea-Doo e Nx Boats)
“Eu acredito que o evento vai fomentar muito no crescimento do setor náutico aqui em Foz do Iguaçu e toda a região. Durante a feira tivemos vários contatos e fortalecemos contatos com clientes que já temos na região. Vejo com bons olhos esse resultado pós-feira”.
Daniel Canzian, proprietário Motonáutica Powersports
Seacar
“O movimento foi bom e surpreendeu. As pessoas estão gostando muito do Seacar porque chama a atenção, principalmente, quando ele navega. Teve bastante contato bom aqui, foi interessante esse evento e gerou bons contatos que depois se transformam em business”.
Nilton Góes, CEO da Seacar
Organizado pela Boat Show Eventos, o Foz Internacional Boat Show 2023 teve o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), da Acobar e da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro e, agora, Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
Informações: Assessoria