Essa semana pais ou responsáveis, professores, funcionários e alunos, acima de 16 anos, de cinco escolas estaduais de Foz do Iguaçu e uma em Medianeira, poderão participar de uma “Consulta Popular”, sobre o interesse da comunidade em adotar o modelo “cívico-militar”.
De acordo com a Chefe do Núcleo de Educação, Silvana Garcia Andre, a votação será das 8h às 22h, nas escolas Juscelino Kubitschek de Oliveira. no Porto Meira; Almiro Sartori, no Portal da Foz; Airton Sena, na região da Vila A; Colégio Cataratas, na região do Três Bandeiras; Santa Rita, no bairro Três Lagoas e o Colégio Costa e Silva, em Medianeira.
O modelo cívico-militar conta com o apoio dos militares da reserva para trabalhar com as questões de disciplina escolar, desde a entrada dos alunos na escola, o recreio e a saída. Além disso, segundo Silvana, também fazem o trabalho de cidadania e auxiliam na segurança no entorno dos colégios. Quanto ao número de aulas, passará de 25 para 30 aulas semanais.
“Precisamos aguardar o resultado da votação, mas estamos bem otimistas em relação a aceitação. A grande maioria é a favor do modelo”, disse Silvana, para o Jornal da Cultura.
Área do Núcleo de Ensino Foz do Iguaçu:
Em Foz do Iguaçu são 7 escolas cívico-militares: Tarquínio Santos, Castelo Branco, Sol de Maio, Ipê Roxo, Costa e Silva, Carmelita e Tancredo Neves – que era o modelo das Forças Armadas e passou para o Estado.
Na área do Núcleo de Ensino de Foz tem ainda:
Santa Terezinha de Itaipu:
Ângelo Antônio Benedet;
São Miguel do Iguaçu:
Colégio Nestor Victor dos Santos
Medianeira:
Colégio Tancredo Neves
Colégio Naira Felini