Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética é sancionada

Proposta foi feita pelo deputado estadual, Matheus Vermelho, para conscientizar toda a sociedade em relação à Retinopatia Diabética, uma das principais causas de cegueira no mundo.

Foto: Divulgação Assessoria

Na semana passada, dia 14, foi sancionada a Lei n° 21.746/2023, que estabelece o Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética. Proposta pelo deputado estadual Matheus Vermelho, a legislação foi sancionada pelo Governador Ratinho Junior e publicada no Diário Oficial do Estado, marcando um dado anual de reflexão e ação sobre essa condição de saúde.

A Retinopatia Diabética, responsável por 4,8% dos casos de cegueira em todo o mundo, ganha um foco especial com essa medida. Segundo um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, publicado em 2019, a doença é uma das principais complicações associadas ao diabetes, mas os tratamentos precoces podem reduzir significativamente o risco de perda visual, chegando a mais de 90%.

O dia escolhido para a celebração dessa conscientização, o 14 de novembro, coincide com o Dia Mundial do Diabetes, tornando os dados ainda mais significativos. Matheus Vermelho, idealizador da proposta e que enfrenta pessoalmente o diabetes, destacou a importância de dar visibilidade a uma doença muitas vezes silenciosa.

“Eu sou diabético, sei que essa é uma doença silenciosa e tem vários problemas que ela ocasiona, por isso queremos dar mais visibilidade e alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença, também destacar os cuidados que os diabéticos devem ter com a saúde dos olhos, a fim de reduzir o número de pessoas que tenham perda de visão em razão desta doença”, afirmou o deputado.

A medida tem como objetivo não apenas conscientizar sobre a Retinopatia Diabética, mas também orientar e oferecer informações para prevenção e tratamento adequado. A nova data instituída pretende reunir ações educativas, palestras, campanhas de saúde visual e demais atividades que possam disseminar conhecimento sobre essa condição, ampliando a conscientização não apenas entre os diabéticos, mas em toda a sociedade.

Informações: Assessoria

 

 

 

Sair da versão mobile