O balanço da Câmara de Comércio de Ciudad del Este mostra que a Black Friday, realizada de 15 a 19 de novembro, superou as expectativas do setor comercial, pois as vendas aumentaram 20% em relação à edição de 2022. Mais de 200 mil turistas entraram na cidade durante os cinco dias do evento e volume de negócios foi de cerca de 300 milhões de dólares, cerca R$ 1,5 bilhão, para a economia local.
“A Black Friday é uma forma de levar o nome de Ciudad del Este novamente a todas as casas dos brasileiros, nossos principais compradores. “Estamos lutando para tornar o CDE novamente o shopping mais atraente de toda a região”, disse Said Taigen, Presidente da Câmara de Comércio.
Armando Ghazaoui, coordenador geral do evento, destacou a organização para transformar a Black Friday no maior festival comercial da fronteira. “Os comerciantes estão felizes porque as vendas dobraram. Vieram pessoas da Argentina, do Brasil e do Paraguai. “O sucesso deve-se a um bom planeamento, não só aqui, mas também no Brasil, por isso falamos também com as autoridades brasileiras para garantir a segurança no país vizinho”, destacou.
Segundo os dados, turistas paraguaios de outras partes do departamento e do país se hospedaram nos diversos hotéis locais, bem como turistas estrangeiros de origem argentina e brasileira. “Foi um sucesso total graças à organização da Câmara de Comércio, comemorou César Vergara, presidente da Associação Hoteleira e Gastronômica do Alto Paraná (Ashotel).
“Tivemos 95% de ocupação em todos os hotéis. Temos 36 hotéis, grandes e pequenos, em nossa associação. Fiz uma pesquisa com eles coletando esses dados. Há hotéis, por exemplo, que tiveram 100% de ocupação”, destacou o empresário hoteleiro”.
Ele disse ainda, que graças ao trabalho de cada empresário do setor, muitos turistas brasileiros e de outras origens estão podendo optar por se hospedar diretamente no Alto Paraná, principalmente em Ciudad del Este.
Com informações: La Clave/PY