O arremesso da Mônica foi tão forte, que um Sansão de 12 metros de comprimento chegou ao Mirante do Vertedouro da Itaipu, nesta sexta-feira (17). A Ação “Coelhadas Gigantes”, que fica no local até 30 de novembro, trouxe o famoso coelho azul a Foz do Iguaçu para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa. O passeio na Itaipu está aberto todos os dias, entre 8h30 e 17h, e é gratuito para moradores da cidade e região.
Além do Sansão Gigante, o Mirante do Vertedouro recebe a exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros”, com 31 criações únicas de profissionais que produziram versões pessoais e releituras do icônico coelho azul. A exposição fica no local até 14 de dezembro. As duas ações são parcerias entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Mauricio de Sousa Produções (MSP), com apoio de Urbia Cataratas, Hotel Bourbon, Editora Panini e Gol Linhas Aéreas.
“Fico feliz em ver a magnitude dessa obra que defende os valores pregados pela Mônica há 60 anos, como a defesa do meio ambiente, a energia renovável. Estamos nessa juntos”, afirmou o representante da MSP, Marcelo Sousa, coordenador de projetos e filho de Mauricio de Sousa. “Como a Mônica é embaixadora do turismo no Brasil, levamos o Sansão para várias cidades, e Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora, pela beleza das Cataratas e pela importância de Itaipu.”
De acordo com a assessora de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Hedler, o Sansão gigante traz cor e leveza para o concreto cinza da Itaipu. “A exposição chega ao mirante em um momento em que estamos com o vertedouro aberto. É uma atração a mais aos turistas que visitam nossa empresa”, comentou.
O diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites, lembra que a presença do coelho azul na Itaipu celebra três marcos históricos: os 60 anos da Mônica, os 50 anos do Tratado de Itaipu e os 20 anos do PTI. E acrescenta: “ações como essas atraem um novo público para a usina, que vai se encantar com a exposição do Sansão e mais ainda com a grandiosidade de Itaipu.”
“Coelhadas Gigantes”
Desde março deste ano, o coelho da personagem Mônica vem marcando presença em vários pontos turísticos do País. Antes de chegar a Foz do Iguaçu, ele esteve em São Paulo (SP), Campina Grande (PB) e Porto Alegre (RS). Em cada cidade, o famoso coelho azul recebe um adorno característico, desde uma cuia de chimarrão dos gaúchos até uma sanfona dos paraibanos. Na Itaipu, claro, ele ganhou um capacete de barrageiro.
“Sansão – Estilistas Brasileiros”
Um coelho de couro e outro de crochê. Um todo grafitado em cores psicodélicas e outro em preto e branco. Essas são algumas das releituras do Sansão, sob o olhar de artistas de várias partes do País. Entre os estilistas convidados estão Priscilla e Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Priscilla, Ronaldo Fraga e Walério Araújo.