A empresa de Foz do Iguaçu, BDGE Empreendimentos Imobiliários LTDA, responsável pelas obras no prédio da antiga Câmara, fez um acordo de conversão de área de reserva técnica, com o município, para a execução dos trabalhos. Já foram instalados tapumes para a proteção durante os trabalhos de reforma no local. Segundo o Secretário de Planejamento Andrey Bachixta, serão investidos R$ 1.034.871,88 e a previsão é entregar tudo pronto nas comemorações dos 110 anos de aniversário de Foz, em junho do ano que vem.
De acordo com o projeto, aprovado pelo Conselho de Patrimônio, as características originais do prédio serão mantidas e o local vai abrigar o Museu da Fundação Cultural, com espaço para atividades artísticas, exposições, salas de aula, administrativas e para reuniões.
Além do Legislativo, o local já passou por várias gestões, entre elas, a Secretaria de Turismo, Assuntos Internacionais e a Procuradoria do Município. Mesmo fechado, o prédio sofreu com a ação dos vândalos e estava com aspecto de abandono. No local também houve um princípio de incêndio.