A plenária aprovou o “Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região”, elaborado pela Câmara Técnica (CT) de Segurança do Codefoz, com dicas, orientações e telefones úteis para turistas e moradores. O conteúdo começará a ser distribuído em meio digital, com posterior circulação impressa.
O objetivo é contribuir para uma melhor experiência do visitante na região trinacional. Além de procedimentos de segurança, o informativo orienta sobre o serviço migratório e normas que devem ser observadas pelos viajantes, levando a diversos links de utilidade.
“É uma grande contribuição para informar e auxiliar nossos visitantes para que tenham uma experiência segura em Foz do Iguaçu e na região fronteiriça”, salientou o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “Essa publicação é o exemplo de um trabalho conjunto que dá resultados”, frisou.
O coordenador da CT de Segurança, delegado Fabiano Bordignon, da Polícia Federal, enalteceu o envolvimento das instituições da segurança, do Conselho Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos. “Um projeto concluído a muitas mãos”, expôs.
“Por ser digital, o guia é aberto para agregar novas informações”, reportou. “A ideia é melhor orientar nossos visitantes e mesmo os moradores da fronteira. Assim, ampliamos com outras informações os conteúdos de uma cartilha da Polícia Militar, que utilizamos como base, e teremos a versão impressa”, explicou Fabiano.
Desenvolvimento econômico
Durante a sessão, o vereador Adnan El Sayed (PSD) apresentou o relatório da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal. Presidida por ele, essa representação inclui os vereadores Cabo Cassol (Podemos) e Jairo Cardoso (União Brasil).
O objetivo do trabalho, argumentou, é identificar e fortalecer segmentos indutores do desenvolvimento econômico iguaçuense. Na reunião, foram expostos dez pontos principais, que incluem maior articulação com atores locais, atração de investimentos e fortalecimento na inovação, turismo, comércio e logística.
“O ponto mais importante do relatório é a necessidade do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, com diagnóstico, amplo debate e mecanismos de execução, monitoramento e revisão periódica”, disse. “E, ao final, a mensuração do impacto e do resultado”, sugeriu Adnan.
Projetos em saúde
Coordenador da CT de Saúde do Codefoz, Dr. Valter da Cruz Teixeira apresentou dois projetos. O Focando Direito abrange o direito médico e da saúde, a ser coordenado pela advogada Dra. Maria Júlia Gobo Jorge. A outra ação constitui o Núcleo de Análises de Novas Tecnologias e de Protocolos Médicos Referenciais, a ser conduzido pelo médico Dr. Nario Rodolfo Takimoto. Ambos foram aprovados.
“O direito à saúde e o direito médico são conceitos complementares, sendo essencial promover esses temas na sociedade”, enfatizou. “Já o núcleo objetiva as novas tecnologias, que exigem análise densa e qualificada. E constituirá um banco de protocolos médicos referenciais, de atualização periódica”, pontuou Dr. Valter.
Complexo para grandes eventos
Uma das 70 propostas do Codefoz apresentadas para apoio da Itaipu Binacional, o Complexo Multiuso Cataratas teve o seu projeto detalhado pelo arquiteto Renato Escobar, do escritório Jarda Engenharia. Essa elaboração está sob a responsabilidade do Fundo Iguaçu.
É uma solução multiuso para grandes eventos em Foz do Iguaçu, explicou, dando detalhes técnicos. “Conexão é a palavra que define o conceito. A intenção da apresentação é abrir o projeto para contribuições”, convidou Renato. A entrega dos projetos executivos será até maio de 2024.
“Devemos seguir trabalhando unidos para realizar esse projeto que é para Foz do Iguaçu, uma cidade do mundo”, ressaltou o presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt. “Agradeço ao Codefoz, que colocou o projeto entre suas prioridades, ao diretor da Itaipu, Enio Verri, ao prefeito Chico Brasileiro e ao deputado federal Vermelho, quem plantou essa semente”, realçou.
(AI Codefoz)