Para auxiliar no diagnóstico e tratamento, serão realizadas várias atividades preparadas pelo instituto aqui em Foz do Iguaçu.
Confira a programação:
Nessa terça-feira (07), acontece uma ação de prevenção e orientação do pé diabético, que inclui aferição de pressão e de hemoglobina glicada, palestra com a ADIFI Móvel, durante a manhã, na Unidade Básica de Saúde São Roque, localizada na Rua Caratinga, S/N – Jardim São Roque III.
Para quarta-feira (08), a mesma iniciativa será feita durante a manhã e à tarde na UBS Cidade Nova, localizada na Av. Garibaldi, 4884 – Cidade Nova II.
No dia seguinte (09), o Instituto fará a ação, à tarde, na UBS Ouro Verde, Rua Paulino Ferreira, 236, Vila Boa Esperança.
No dia 10, sexta-feira, a mesma ação ocorrerá durante a manhã, na UBS Vila C Velha, localizada na Rua A, s/n e no período da tarde, na UBS Vila C Nova, na Rua O, s/n.
Dia 11 de novembro, o Instituto promoverá uma palestra com endocrinologista, com o tema, “Tratamento é Essencial à Vida. Abrace o Seu”! Será às 14h, na sede do Instituto, na Av. Engenheiro Hildemar Leite França, 278, na Vila Itaipu A. No dia 31 de outubro, o Instituto completou 22 anos e, para comemorar a data, será servido um lanche para os participantes.
No dia 13, o Instituto promove uma ação de prevenção e orientação do pé diabético, que inclui aferição de pressão e de hemoglobina glicada, palestra, com a ADIFI Móvel, durante a manhã e à tarde, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Para finalizar, a mesma ação será feita no dia 14, durante a manhã, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. À tarde a atividade será na UBS Porto Belo, no Jardim Irma.
“Com cerca de 16 milhões de brasileiros com diabetes, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o quinto país em número de pessoas com a condição. 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não são aderentes ao tratamento e desenvolvem com mais facilidade uma série de complicações do diabetes. O convívio com a doença requer atenção e cuidados constantes, que passam a fortalecer a autoestima e uma maior compreensão da própria saúde. Nossas iniciativas têm o intuito de chamar a atenção das pessoas com diabetes, sobre a causa, o tratamento, e ainda, pré-diagnosticar pessoas que têm diabetes e não sabem”, explica Terezinha Pinezzi, presidente do Instituto ADIFI.