Capitania Fluvial do Rio Paraná reforça patrulhamento na faixa de fronteira

Operação faz parte do Decreto de Garantia da Lei e da Ordem.

Por determinação do Comando do Oitavo Distrito Naval, a partir da assinatura do Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Capitania Fluvial do Rio Paraná, com sede em Foz do Iguaçu, está atuando na faixa de fronteira, até Guaíra.  O objetivo da fiscalização é coibir a entrada de drogas e armas pelas fronteiras.

A Operação de GLO  é uma medida excepcional de segurança pública, que aciona as Forças Armadas para atuar em conjunto com as forças de segurança pública em situações de crise, a fim de restabelecer a ordem e garantir a segurança da população. Neste caso específico, a operação visa conter a entrada de ilícitos, principalmente no Lago de Itaipu.

Para a operação, serão usadas 13 embarcações, uma delas equipada com uma metralhadora fixa, helicóptero e 200 militares da Capitania Fluvial do Rio Paraná, do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) e do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE).

“Esta operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) representa um marco importante na luta contra o tráfico de drogas e armas nas fronteiras do Brasil. A Capitania Fluvial do Rio Paraná está comprometida em desempenhar um papel fundamental nessa missão. Com a mobilização de nossos recursos, incluindo embarcações equipadas com tecnologia avançada e uma equipe de militares altamente treinados, estamos confiantes de que seremos capazes de contribuir significativamente para o sucesso dessa operação. A segurança das nossas fronteiras é uma
prioridade e estamos prontos para enfrentar os desafios que essa missão nos apresenta”, destacou o Comandante do Grupo Tarefa Paraná, Capitão de Fragata Edésio Raimundo de Assis Junior.”

 

Sair da versão mobile