No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, ontem à noite, a família foi recepcionada pelos Líderes Religiosos do Centro Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, Sheikh Oussama El Zaher e Sheikh Mohamad Khalil, além do Secretário de Transparência e Governança, Nilton Bobato, parentes e amigos.
O comerciante Amer Aziz passava férias com a mulher, filhos e os pais, no Oriente Médio, quando o conflito entre Israel e o grupo Hamas começou. A família mora em Foz do Iguaçu há mais de 40 anos e tem loja na Vila Portes.
Eles foram resgatados na Cisjordânia e retornaram ao Brasil no último voo da missão brasileira, que saiu na quarta-feira (1º), de Aman, na Jordânia, país vizinho a Israel, após negociações diplomáticas realizadas pelo Ministério das Relações Exteriores. Dos 32 passageiros, 30 eram brasileiros, um palestino e uma jordaniana, casados com brasileiros.
Nessa quinta-feira (02), na escala feita no Recife (PE), às 5h35 da manhã, três pessoas ficaram na capital pernambucana e três seguiram para Fortaleza (CE) e os demais seguiram para Brasília.
A partir da capital federal, as oito pessoas da família do comerciante Amer Aziz, quatro adultos e quatro crianças, retornaram para Foz do Iguaçu; cinco para São Paulo; quatro, a Florianópolis; três, Rio de Janeiro; dois, a Curitiba; dois, para Goiânia e um para Porto Alegre.
Nesta sexta-feira (3), foi divulgada uma nova lista de pessoas autorizadas a sair de Gaza, mas não consta nenhum brasileiro.
Paz na Palestina
No dia 22 de outubro, a comunidade árabe de Foz do Iguaçu e entidades sociais realizaram uma manifestação pedindo paz no Oriente Médio e ajuda à Palestina. A ação, que reuniu milhares de pessoas na Praça da Paz, pediu o fim dos conflitos, que iniciaram em 7 de outubro.
Uma nova manifestação, denominada “Ato Mundial pela Paz e Autonomia da Palestina” acontece neste sábado (04), às 17 horas, na Praça da Paz em Foz do Iguaçu O ato é organizado por movimentos sociais, populares, partidos, sindicatos e diversas entidades da sociedade civil.
Foto: Christian Rizzi