Após as fortes chuvas nessa sexta-feira (03), vários pontos de alagamentos foram registrados em Medianeira. O volume de chuva, cerca de 150 milímetros, em poucas horas, alagou principalmente as residências dos moradores próximos ao Rio Alegria, que também recebe água do Rio Bolinha.
Durante toda madrugada as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Assistência Social, Defesa Civil, Tiro de Guerra e Corpo de bombeiros, prestaram ajuda às famílias que tiveram as casas alagadas.
A prioridade do trabalho se deu no salvamento e remoção das famílias nas áreas mais afetadas. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou ônibus e vans para auxiliar no transporte das pessoas socorridas. Durante a manhã e ao meio dia, lanches e marmitas foram distribuídos para os desabrigados.
Uma reunião de emergência com todos os Secretários e Forças de Segurança, foi convocada logo cedo pelo Prefeito Antonio França que decretou Estado de Emergência em Medianeira.
O trabalho de levantamento com os estragos na cidade e interior, está sendo feito para encaminhamento a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Paraná, para a busca de recursos para quem foi afetado com o alagamento.
Segundo o Prefeito Antonio França, equipes da Secretaria de Assistência Social junto com o CRAS e CREAS, estão fazendo levantamento oficial junto às famílias, para poder destinar de maneira correta e rápida, os donativos que estão chegando.
O Ginásio de Esportes Wadis Dalloglio, anexo ao Ginásio Antônio Lacerda Braga, é o local oficial para os donativos. Conforme o Vice Prefeito Evandro Mees, neste momento os medianeirenses podem doar: colchões, água potável e alimentos rápidos, como bolachas e leite em caixinha. Móveis e eletrodomésticos ficarão em segundo plano, pois a necessidade agora é cuidar das necessidades básicas das famílias atingidas.
Todas as Secretarias da Administração Municipal de Medianeira, permanecem trabalhando desde a madrugada desta sexta-feira (03) para auxiliar os afetados com os alagamentos. Levantamentos no interior do município continuam para se saber os números dos estragos em estradas rurais e pontes.
Conforme a Secretária de Educação Clair Rugeri, mesmo com estragos em algumas escolas, as aulas não serão suspensas para segunda-feira.
Informações: Assessoria Prefeitura