Desde às 2h da madrugada desta quarta-feira (1º), seis das 14 comportas do vertedouro da usina estão abertas para escoar a água que não é usada para a geração de energia. A medida foi necessária por causa das chuvas que atingem também a bacia do Rio Paraná, que abastece o reservatório da hidrelétrica.
A previsão é de muita instabilidade e de mais chuvas para o período na região, tanto moderadas, como intensas, repetindo a magnitude dos valores registrados na semana passada na bacia do Rio Iguaçu, que acabou represando o Rio Paraná. A Itaipu aguardava o recuo de pico do Rio Iguaçu para abrir o vertedouro. O superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, tranquilizou a população ribeirinha.
“Com base nas previsões atuais, a abertura não deve causar inundações adicionais. No entanto, em função das chuvas previstas para quinta-feira e sexta-feira, recomendamos que à população atingida não retorne para suas casas até que a situação se normalize”, afirmou Pimenta.
Pela manhã, a vazão do vertedouro era de 1 milhão e 400 mil litros de água por segundo, bem próximo da vazão considerada normal nas Cataratas do Iguaçu, que é de 1 milhão e 500 mil litros por segundo. O vertimento deve ser ininterrupto pelo menos nos próximos sete dias. A última vez que a Itaipu abriu o vertedouro foi em maio deste ano.