O monitoramento hidrológico feito de hora em hora pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), mostra que a vazão nas Cataratas já diminuiu mais de 5 milhões de litros d’água por segundo. Nesta segunda-feira (30), chegou a 24 milhões e 200 mil litros, às 9h. Nessa terça-feira (31), às 7h o registro era de 18 milhões e 600 mil litros por segundo.
O reflexo já é visível no Cataratas Iate Clube. Represado pela cheia no Iguaçu, o Rio Paraná também subiu e inundou parte do clube. De acordo com os diretores, a água já baixou pelo menos um metro. Mesmo assim, os quiosques localizados na parte mais baixa continuam alagados. Os associados conseguiram retirar barcos e lanchas com antecedência e não houve nenhum dano nas embarcações.
Segundo a Itaipu, no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai, pelo menos 60 famílias precisaram ser retiradas das casas até esta segunda-feira (30), e levadas para abrigos. A Binacional continua monitorando a situação dos rios e outros moradores podem ser retirados da área.