Motoristas que circulam pelas ruas de Foz do Iguaçu precisam ficar atentos. Por causa das chuvas intensas desde o fim de semana, os buracos tomaram conta das principais avenidas na cidade. Em entrevista para o Jornal da Cultura, o Secretário de Obras, Cesar Furlan, disse que, em mais de 30 anos de serviço público nunca tinha enfrentado tanta chuva num curto período. Segundo ele, o acumulado de sexta-feira (27) e sábado (28) chegou a 200 milímetros e toda cidade sofreu as consequências de tanta água.
“Felizmente dessa vez não tivemos famílias desabrigadas e a Defesa Civil permanece monitorando as áreas, onde já ocorreram alagamentos. Equipes da secretaria também fizeram vistoria nas galerias e nenhuma estava entupida. Apesar da chuva, alguns buracos foram tapados de forma emergencial”.
Furlan reconheceu a falta de investimentos, que é um trabalho paliativo e só quando o tempo melhorar vai ser possível mapear todas os lugares afetados pelas chuvas e fazer as obras de tapa-buraco. O problema é que as cenas de alagamentos, principalmente nas avenidas JK e Paraná, se tornaram comuns toda vez que chove mais forte.
Quando a chuva deu uma trégua, as equipes conseguiram chegar até alguns pontos de alagamento que acumularam bastante sujeira e lixo, irregularmente descartados pela população, e retirar os materiais.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar-PR), a chuva deve continuar até sexta-feira (03) e os órgãos reforçam à população para que faça o descarte correto de resíduos.
A Defesa Civil também segue em alerta e situações de emergências podem ser acionadas pelos telefones 153 e 199.