Desde o começo da manhã dessa quarta-feira (25), policiais federais estão nas ruas para o cumprimento de 8 mandados de prisão, 4 mandados de monitoramento eletrônico e 19 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu/PR, Curitiba/PR e Goiânia/GO. A operação visa desarticular uma organização criminosa especializada na prática dos crimes de contrabando e descaminho, receptação e associação criminosa na região da tríplice fronteira.
Os trabalhos da PF começaram com a prisão em flagrante de uma pessoa, em 2022, transportando uma carga milionária de aparelhos celulares de alto valor agregado. Após esta prisão, os policiais iniciaram as investigações para identificar outros integrantes da organização criminosa que movimentava milhões de reais mensais, em mercadorias estrangeiras contrabandeadas do Paraguai.
Para enganar a fiscalização, a quadrilha usava fundos falsos em veículos para trazer os produtos do Paraguai. A operação recebeu o nome de “Recalcitrante” pela prática recorrente no cometimento do mesmo crime pelos integrantes da quadrilha, alguns já presos.