Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, muitos comerciantes e moradores estão preparando a decoração nas empresas e residências. Para o Grupo Rafain, a largada já foi dada. Na churrascaria, na Avenida das Cataratas, o clima natalino tomou conta do ambiente. Uma agradável surpresa para turistas e convidados nessa terça-feira (17), foi conferir de perto todos os detalhes da decoração e iluminação montadas no local. O grupo, que já tem tradição no setor da gastronomia, também buscou uma forma de surpreender os clientes, disse Neuso Rafain, sempre atento aos detalhes na gerência, alimentos e atendimento.
A empresária e artesã Nelci Rafain Maran, que se dedica a transformar o que parece descartável, em objetos criativos e surpreendentes, preocupada com a sustentabilidade em todos os projetos, dessa vez contou ainda, com a ajuda da natureza. Com a ideia desenhada, Nelci disse que, em maio, começou a juntar os materiais.
Já na recepção da churrascaria, não tem como não se encantar com a enorme árvore de Natal, montada com dezenas de garrafas de vinho transparentes, recheadas de luzes. “Parece tudo de cristal”, disse uma turista de Porto Alegre, que jantava nessa noite, no local.
E são os detalhes que fazem a diferença. No salão, mais surpresas. “No quintal da minha casa, uma árvore precisou ser podada, porque alguns galhos poderiam cair. Com a ajuda do funcionário de uma empresa de jardinagem, separamos todos os galhos e também percorremos as ruas da cidade. Cada vez que tinha um vento mais forte era a chance de encontrar mais materiais para a decoração”, disse Nelci. E foram os galhos, lá do quintal da casa e tantos outros que seriam recolhidos pela empresa que cuida da limpeza na ruas, que deram forma para as guirlandas gigantes, com cascatas de luzes, penduradas no enorme salão da churrascaria.
Para relembrar, como sempre gostou de criar, em 2000, Nelci disse que foi desafiada por amigos para cuidar da decoração do Natal em Foz do Iguaçu e transformou a data e um dos maiores destaques no Brasil. Foi o início de uma jornada cheia de talento e competência. No ano seguinte a arte de Nelci foi para a cidade de Gramado (RS), conhecida como um dos maiores símbolos do Natal no país. Depois Maceió (AL), Santa Maria (RS), Paraupebas (PA), Governador Valadares(MG), Guararema(SP), entre tantas outras. Nelci também já recebeu convite para mostrar a arte fora do Brasil.
Desde que começou a transformar materiais recicláveis em decoração, Nelci acredita que mais de 100 milhões de garrafas pet deixaram de ir para os lixões ou rios, em uma época onde apenas 17% deste material era reaproveitado.
Fotos: Jean Pavão