A abordagem aconteceu posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu, ainda na BR-277. As mercadorias, armazenadas nos bagageiros dos dois veículos, somaram R$ 403.120,00. Havia uma grande variedade de produtos entre a carga, mas o destaque foi para a quantidade de eletrônicos, cigarros, cigarros eletrônicos, vinhos e azeites.
Todas as mercadorias estavam sendo transportadas fora da regulamentação adequada, sem a documentação necessária. Em especial, o consumo e a venda dos cigarros eletrônicos e do azeite encontrado na carga são ilegais no Brasil, proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
No caso do azeite, todas as análises conduzidas no produto em programa de monitoramento de azeite pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) tiveram resultados insatisfatórios por descumprimento aos requisitos de composição e aos padrões de identidade e qualidade, não obedecendo às características mínimas de qualidade do azeite de oliva estabelecidos na legislação sanitária.