A Campanha de Vacinação nas Fronteiras do Mercosul encerra a mobilização com a imunização de caminhoneiros nesta semana. A ação acontecerá no Porto Seco, nos dias 10 e 11 de outubro, das 8h às 12h. A meta é ampliar a cobertura vacinal desse grupo considerado bastante vulnerável em virtude da intensa mobilidade entre países.
“É importante que todas as pessoas mantenham o calendário vacinal em dia, os caminhoneiros são um grupo muito importante pois circulam por todo o pais e precisam estar protegidos das doenças Imunopreveníveis.”, comentou a coordenadora de Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka.
A imunização dos caminhoneiros conclui a programação da campanha que teve início no dia 02 de outubro com a intensificação da oferta de vacinas nas cidades que fazem divisa com Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, como é o caso de Foz do Iguaçu. A medida integra o projeto-piloto “Promovendo Fronteiras Saudáveis e Seguras”, articulado pelo Mercosul e Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), em parceria com os Ministérios de Saúde do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai e com apoio das secretarias municipais desses países.
O objetivo é ampliar a cobertura de imunização nas regiões com importante trânsito de pessoas interterritorial e são mais suscetíveis à transmissão de doenças.
Balanço
O dia “D” da campanha, neste sábado (07), foi marcado pela abertura das 29 unidades de saúde e também contou com um posto na aduana da Ponte da Amizade, local onde aconteceu o ato oficial da mobilização, com a participação de autoridades dos quatro países, do prefeito Chico Brasileiro e do secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.
Ao todo, nesse dia, foram aplicadas 1.242 doses, com destaque para Influenza, Pfizer bivalente, Dupla Adulto e Covid Bivalente.
Informações: AMN