Naipi e Tarobá, os personagens mais importantes e lendários da região, viveram uma bela história de amor e, juntos, fazem parte de uma das mais belas obras da natureza, as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.
No dia 11 de outubro, quarta-feira, às 15h, Naipi e Tarobá receberão convidados especiais que terão a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a Lenda das Cataratas através da contação de histórias. O projeto é único, inédito e diferente dos tradicionais espaços kids existentes, pois a ideia é fazer com que as crianças aprendam sobre a lenda das cataratas e fortaleçam seus laços com a literatura, se conscientizem com relação à sustentabilidade, com muita diversão.
Os personagens, feitos numa versão mais cartoon, finalmente ganharam um espaço inspirado em elementos da cultura indígena Caingangue, como, uma piscina de bolinhas com canoa, uma ponte rústica com escorregador e M`Boi, uma misteriosa oca, jogo da velha e escada horizontal, mesas e cadeiras. O espaço Naipi e Tarobá, fica em frente à piscina infantil, que já faz sucesso com os pequenos.
Para dar as boas-vindas aos novos personagens do DoubleTree by Hilton Foz, as crianças da Associação Fraternidade Aliança (AFA), organização que atua com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Vila Boa Esperança em Foz do Iguaçu, são as convidadas especiais.
Fábio Prado, gerente geral do DoubleTree by Hilton Foz, disse que o novo espaço é divertido e importante, para os turistas e moradores levarem conhecimento e experiências da lenda das Cataratas. “Os personagens são da região e têm uma história rica e importante para um dos principais pontos turísticos do país, o espaço proporciona uma oportunidade de enriquecer a compreensão dos visitantes sobre a história e cultura local, tornando a experiência turística mais completa e significativa”.
Sobre o Projeto Naipi e Tarobá – Tudo começou com uma conversa em família. A lenda das Cataratas do Iguaçu, foi adaptada para o público infantil, pelo casal Melissa de Souza Ferreira Vieira e André Ribas Vieira, dentistas, que produziram o livro que faz sucesso e encanta os leitores mirins, escrito de forma simples e atraente, com ilustrações coloridas que capturam a imaginação das crianças e desperta o interesse pela natureza e pelo patrimônio histórico da região. O livro já está presente em 100% das escolas municipais e 80% nas escolas particulares.
As escolas utilizam o livro como uma forma de estimular a leitura e desenvolver o amor pela natureza nas crianças. A empresa Naipi e Tarobá, é 100% iguaçuense. Além disso, o casal realiza palestras e atividades relacionadas ao tema, levando mais conhecimento sobre a Lenda, para um número cada vez maior de crianças. André e Melissa iniciaram o desenvolvimento dos personagens em 2010. Já o projeto do livro da Lenda, tomou força em 2015 e levou dois anos para ser concluído.
As ilustrações ficaram por conta de Moisés Ferreira de Souza. A obra foi lançada na feira do livro de Foz em 2017, e ao longo do processo, foram realizadas diversas oficinas, visando estabelecer uma identidade cultural da Naipi e do Tarobá. Além do clássico livro da Lenda, há mais 3 livros para colorir, com conteúdo inteiramente educativos.
“Queremos que esses personagens se aproximem mais do público infantil, mediante uma comunicação acessível. O objetivo é propagar a nossa cultura por meio da lenda das cataratas e seus principais personagens, Naipi e Tarobá, para que eles se transformem em heróis da natureza, difundindo a questão do meio ambiente e a sustentabilidade”. Pontuou André.
Do livro para DoubleTree by Hilton – O propósito é que todos tenham uma experiência cultural e um resgate histórico da Lenda das Cataratas. Os turistas sempre procuram o lado cultural do local visitado. “O contato com esses personagens indígenas desperta o desejo natural de conhecer a história deles. Somos privilegiados por habitarmos num local repleto de histórias que ainda continuam presentes no imaginário das pessoas”.
Conheça a AFA – No ano de 1991, foi fundada em Foz do Iguaçu/PR, uma entidade civil sem fins lucrativos, com projetos sociais voltados para a comunidade. Seu grande idealizador, Padre Arturo Paoli, sempre focou seus projetos no incentivo à solidariedade entre as pessoas. Com ajuda, o religioso italiano deu início ao trabalho de resgate à cidadania de famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza do bairro Boa Esperança. Dentro de suas crenças e da construção de uma vivência da dinâmica do amor fraterno – prioritariamente praticada por Arturo Paoli – o que justifica o nome que ele escolheu para a entidade, surgiu uma legítima aliança com a fraternidade: AFA – Associação Fraternidade Aliança.
Informações: Assessoria Sindhotéis