Nesta segunda-feira, 2, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou em sessão extraordinária o projeto que altera dispositivos da Lei Complementar ajustando a norma para realização de futuro concurso público para a Guarda Municipal. Com a aprovação, a prefeitura poderá lançar, se possível ainda neste ano, o processo para contratação de novos GMs. Uma das alterações é a inclusão de avaliação de aptidão física e curso de investigação social como requisito para o cargo.
“É mais uma etapa para a realização do concurso público. Há 20 anos a Guarda Municipal não tem um concurso e são necessárias várias adequações no regime e no estatuto. Esse projeto vai trazer no edital a avaliação de aptidão física, a investigação de conduta e o curso de formação”, explica o 1° vice-presidente do Legislativo, vereador Rogério Quadros (PTB), que presidiu a sessão nesta segunda-feira, 2 de outubro.
Reforço na segurança
Para o vereador Cabo Cassol (Podemos), o aval necessário para dar seguimento ao edital do concurso representa um grande passo para a categoria. “Representa uma oxigenação nos quadros da Guarda Municipal. Hoje, a GM tem aí na média de idade, dos nossos servidores, 51 anos de idade. É muito tempo sem concurso público. Acho que temos que renovar, trazer sangue novo para dentro da GM”, afirmou Cassol, que tem larga experiência em segurança pública.