O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) marcou um momento histórico ao realizar a cerimônia de posse do primeiro Diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites.
O Parque Tecnológico Itaipu, já reconhecido por sua excelência em tecnologia e inovação, agora busca expandir seu papel como um centro de referência também no turismo. Além do desenvolvimento de soluções inovadoras para a área, o PTI também é responsável por gerir os atrativos turísticos da Itaipu Binacional, garantindo sua viabilidade econômica e financeira, através do Complexo Turístico Itaipu.
A escolha deste dia para a posse não foi por acaso, a nomeação do Diretor de Turismo e a criação desta diretoria refletem o comprometimento do PTI com a promoção do turismo sustentável na região, buscando promover a educação e conscientização sobre a importância da preservação ambiental e cultural. Esta iniciativa se alinha com o Dia Mundial do Turismo, que neste ano tem como tema “Turismo para um Crescimento Inclusivo”.
O novo diretor, Yuri Benites, será responsável por liderar a estratégia de desenvolvimento do turismo no PTI, promovendo parcerias e estimulando a sinergia do Parque com o setor privado, órgãos governamentais e a comunidade local.
Segundo Yuri, a nova diretoria terá diversas frentes de atuação, como educação e ciência com a pesquisa de dados, em paralelo ao desenvolvimento e vendas de soluções com base nas necessidades de municípios e empresas, além de ser uma Smart vitrine das soluções desenvolvidas. “O complexo turístico, que é a nossa operação do turismo, nós definimos que ele vai ser um ambiente de testagem, ele vai ser um Sandbox, vai ser uma smart vitrine do turismo, onde a gente já está aplicando algumas tecnologias. Então o trabalho agora é utilizar o que já possuímos de expertise dentro do parque tecnológico, de tecnologias e soluções e ver o que a gente pode agregar ao turismo local, regional e nacional” afirmou.
Irineu Colombo, diretor superintende do Parque Tecnológico Itaipu afirma que a função do parque é gerar conhecimento tecnológico, e nesse caso será voltado para o turismo. A nova diretoria vai produzir conhecimento, tecnologia, metodologias de gestão e operação do turismo para outras empresas e outros ambientes turísticos. “Vai ser um grande desafio. É uma nova etapa PTI e, particularmente, uma nova etapa para o setor de cuidados de turismo do PTI. Agora a diretoria tem mais recursos, mais capacidade e mais interlocução, mais visibilidade e tem muito a contribuir para o Brasil nesse sentido” destacou.
A iniciativa está diretamente alinhada com a missão de sua instituidora Itaipu Binacional, um dos principais atrativos turísticos da região e que possui o turismo como um dos pilares de sua missão, atuando na promoção da atividade turística como forma de estimular o desenvolvimento da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Segundo o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, a intenção é não apenas atrair visitantes para a região, mas também garantir que essas visitas se traduzam em benefícios tangíveis para a comunidade local e para o meio ambiente. “A criação da Diretoria de Turismo é um passo natural na evolução do PTI. Na nossa avaliação, foi um acerto muito grande ter criado essa diretoria pela importância que tem tido turismo para Foz do Iguaçu, para a região, e também para trabalhar o turismo sustentável. O turismo tem muito a ver com geração de emprego, renda, mas também qualidade de vida” afirmou.
Conheça o novo diretor de turismo do PTI
O novo diretor Yuri Benites é iguaçuense, graduado em administração pública, possui pós-graduação em gestão de turismo e hospitalidade e MBA em planejamento e gestão estratégica.
Iniciou sua carreira profissional em 2006, por meio do programa de profissionalização em turismo do Trilha Jovem, sendo aluno da primeira turma do projeto apoiado e sediado no PTI.
Analista sênior da fundação PTI, iniciou a carreira como funcionário em 2010, onde dentre diversas atividades foi assessor do conselho diretor.
Desde 2016 atua no Complexo Turístico Itaipu, tendo passado pelas gerências de planejamento e negócios, operacional e gerência geral, cargo que ocupa atualmente.
Na governança do trade turístico, integrou o conselho paranaense de turismo e atuou como secretário-geral do Fundo Iguaçu e mais recentemente como presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, atualmente é conselheiro fiscal do Visit Iguassu e integrante do conselho do Parque Nacional do Iguaçu – Conparni e da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Informações: Assessoria