As três lojas da empresa “O Solucionador”, que oferece serviços de negociação de dívidas, foram interditadas por 30 dias, nesta sexta-feira (29), em Foz do Iguaçu e Curitiba.
De acordo como Procon, além da prática abusiva, os clientes eram induzidos ao erro. Em 153 Boletins de Ocorrência, formalizados junto à Delegacia do Consumidor – DELCON, os consumidores relataram que foram orientados a parar de pagar o boleto, como forma de forçar as instituições financeiras a negociar e a ocultar os bens de eventual busca e apreensão.
A Coordenadora do Procon em Foz do Iguaçu, Claudinéia Pliacekos, disse que para que a empresa volte a operar, sem prejuízo de prorrogação da suspensão, deverá cumprir uma série de compromissos previstos no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
Entre as obrigações, estão:
– alterar o contrato de prestação de serviços em relação à quantidade de itens executados para cobrança proporcional e integral de honorários;
– suspender a orientação de parar de pagar e a ocultar bens;
– suspender as cobranças e restrições por ter cumprido parcialmente o contrato;
– realizar contrapropaganda nos veículos de comunicação com os quais possui contrato, informando que não orienta os Consumidores a pararem de pagar e a ocultar bens;
-revisar todos os contratos de reclamações autuadas no PROCON São José dos Pinhais até está data, apresentando provas da prestação integral de serviços excluindo ou alterando por adendo contratual e comprovando nestes autos.
Nós procuramos os responsáveis pela empresa, mas até o momento não conseguimos contato.