Na última semana, o deputado estadual Matheus Vermelho esteve visitando colégios estaduais em Foz do Iguaçu, onde compartilhou informações sobre seu trabalho que vem desenvolvendo na cidade e enfatizou a importância do voto entre os jovens. Com o objetivo de estimular a participação cidadã, o parlamentar destacou a relevância do título de eleitor como instrumento de transformação social.
Matheus Vermelho, enfatizou a relevância da voz desses jovens no processo democrático e incentivou que todos aqueles que atingirem a idade de votar exerçam seu direito e dever cívico, contribuindo para a construção de um futuro melhor para Foz.
“A maioria dos jovens não gostam de falar sobre política e evitam discussões, mas é essencial que compreendam o impacto que podem ter desde cedo. Durante uma visita a uma das salas de aula, fiz uma dinâmica na qual elegemos um representante da turma, destacando as responsabilidades desse líder e sua relevância. E é assim, através de conversas simples que vamos incorporar a política no dia-a-dia das pessoas, sobretudo dos jovens, que representam o futuro de nossa cidade e nação”, disse o deputado.
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro deste ano, Foz do Iguaçu possui atualmente 199.197 eleitores aptos a votar. Este número está a apenas 803 eleitores de atingir a marca necessária para possibilitar um segundo turno nas eleições municipais de 2024. Para que um segundo turno ocorra, é fundamental que nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos na eleição.
Vale ressaltar que os jovens de 16 e 17 anos, embora não sejam obrigados a votar, desempenham um papel importante nesse contexto eleitoral. Atualmente, eles representam um pouco menos de 1% do eleitorado da cidade. Por outro lado, a faixa etária com o maior número de eleitores é a de 45 a 59 anos, totalizando 27% do eleitorado local.
Informações: Assessoria