A 115ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, começa logo mais, às 9hs, no Auditório do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) e vai até sexta-feira (15). Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), o evento reunirá cerca de 100 gestores e técnicos de todo o País na discussão sobre soluções voltadas para a mobilidade urbana e o transporte público nas cidades.
A programação de debates inicia às 10h, com um painel sobre os desafios do transporte coletivo no município de Foz do Iguaçu, abordando temas como subsídio, gratuidade, operação do serviço de transporte e a implantação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Na sequência, será promovido um painel sobre a importância de promover a educação no trânsito.
Já no período da tarde, a programação começa às 14h, com o Bloco “Reinventando o Transporte Coletivo: Desafios e Avanços na era pós-pandemia”. A situação do transporte coletivo nas cidades brasileiras e os desafios para a reestruturação do setor serão debatidos pelos participantes. Também serão tratados assuntos como o Marco Legal do Transporte Coletivo, fontes de custeio, desoneração da folha e renovação da frota nacional.
Mobilidade urbana e veículos elétricos
A transição energética do Transporte Coletivo será o tema principal do segundo dia do encontro. A programação começa às 9h, com a apresentação de exemplos de cidades que estão utilizando ônibus elétricos em sua frota e os resultados que vêm sendo obtidos.
Já às 10h, será a vez dos representantes de fabricantes de ônibus abordarem o tema sob a perspectiva da indústria. A discussão encerra com o painel “Além dos elétricos: pesquisas sobre fontes de energias renováveis aplicadas ao transporte coletivo”, às 11h, em que serão abordadas outras soluções para o transporte coletivo, como o etanol, o biometano e o hidrogênio.
À tarde, o foco será a mobilidade urbana sustentável, com debates sobre a utilização de ciclomotores, bicicletas e patinetes elétricos e o impacto do transporte individual no trânsito das cidades. Para encerrar a programação do dia, será promovido um painel voltado à acessibilidade, em que serão tratados temas como calçadas, ciclovias e urbanismo tático.
Visitas
A 115ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana termina na sexta-feira (15), com uma visita à Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Durante a visita, os participantes vão conhecer o projeto Hidrogênio Verde. Já à tarde, o grupo segue para uma visita às Cataratas do Iguaçu.
Informações: AMN