Jornalista e comentarista especializada em economia, Denise de Toledo realizou palestra exclusiva a cooperados do Sicoob Três Fronteiras. A comunicação foi durante encontro para associados e parceiros, realizado em Foz do Iguaçu.
Um dos nomes mais respeitados em análise da conjuntura pela ótica liberal, a especialista expôs perspectivas da economia e respondeu a perguntas. Juros, crédito, endividamento, inflação e decisões políticas, à luz dos cenários interno e externo, foram examinados por Denise de Toledo.
Participaram do evento associados, delegados, diretores, conselheiros e colaboradores do Sicoob Três Fronteiras, das cidades do Oeste do Paraná e do Rio Grande do Sul. A programação incluiu apresentação de soluções ofertadas pela AGK Corretora de Câmbio, seguida de reunião com delegados da cooperativa.
“O encontro reflete o nosso compromisso em informar e trocar conhecimentos com cada cooperado”, destacou o diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro. Ele enfatizou a importância da análise do cenário macroeconômico para a tomada de decisões locais.
“Neste momento de transição e mudanças políticas em nosso país, é fundamental analisar a conjuntura e ouvir quem tem a bagagem e o acesso a fontes, como a jornalista Denise de Toledo”, frisou. “Olhamos o todo para melhor entendermos a nossa própria rota”, concluiu Dirceu.
Resultados da cooperativa
Durante o encontro com delegados, a diretoria executiva do Sicoob Três Fronteiras explanou ações e resultados da cooperativa, referentes ao primeiro semestre deste ano. O Sicoob Três Fronteiras vive um momento histórico, inaugurando agências e com aumento do número de associados e da movimentação de recursos.
Soluções em negócios internacionais
Parceira do Sicoob, a AGK apresentou as soluções em negócios internacionais aos cooperados, serviços que são estratégicos para a região de fronteira. A empresa, que está para completar 30 anos, figura entre as dez maiores do ramo no Brasil, atendendo pessoas físicas e empresas.
Um dos serviços, por exemplo, é a internalização no país de recursos remetidos dos vizinhos, como o Paraguai, de forma e fonte legalizadas. “Temos uma rede grande de parceiros para garantir a segurança aos nossos clientes, como os cooperados do Sicoob”, enfatizou Juliana Andrade, da corretora AGK.
Denise de Toledo: cenário nacional e internacional
A taxa de juros elevada no país penaliza a população, coíbe investimentos e prejudica os empreendedores. O cenário favorável para a queda da Taxa Selic – que já teve início, ainda em patamar tímido – foi analisado pela jornalista Denise de Toledo na palestra em Foz do Iguaçu.
“Essa cobrança deixou de ser política. Vários ramos da produção estão sentindo as consequências [dos juros altos], assim como a população”, disse Denise. A definição dos juros básicos da economia é feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Na palestra aos cooperados do Sicoob, afirmou que parte da desconfiança sobre o impacto de decisões políticas na economia, do início do ano, foi revertida. Um dos fatores que levou a isso é a contenção da inflação, resultado da safra de alimentos recorde, e ainda de efeitos de decisões anteriores, refletiu.
Ela examinou medidas econômicas adotadas pelo governo federal e o papel do Congresso Nacional. Entre as incertezas que ainda perduram, elencou a relação entre receitas e metas fiscais, o “arcabouço fiscal” e a Reforma Tributária, em trâmite no Senado Federal, entre outros pontos.
Unidade administrativa de Foz do Iguaçu: Rua Padre Montoya, 490, centro
Telefone: (45) 3027-8500
Redes sociais: facebook.com/SicoobTresFronteiras e instagram.com/sicoobtresfronteiras
Site: sicoob.com.br
Informações: Assessoria Sicoob