Depois do levantamento feito pelos juízes, no Fórum Eleitoral, sobre o volume de trabalho, a cidade passa a contar com a terceira zona eleitoral em Foz do Iguaçu. A publicação da resolução 919/ 2023, está no Diário de Justiça Eletrônico, de 15 de agosto deste ano. Com isso a cidade passa a contar com a 104ª Zona Eleitoral.
De acordo com o juiz Ariel Nicolai Dias, vai melhorar a estrutura de atendimento. “Isso aprimora a fiscalização das eleições, o que é positivo para a cidade. Cada zona eleitoral deverá ficar com uma média de 70 mil eleitores, contando com Santa Terezinha de Itaipu”.
Até essa sexta-feira (31), o atendimento externo ao público está fechado para a realização dos trabalhos internos, de transferência de eleitores de uma seção para outra e os ajustes no sistema. Para o eleitor, segundo o juiz, não muda nada. Não haverá alteração no local de votação. As mudanças para os eleitores serão a alteração do número de zona eleitoral e seção. Sobre o título, basta apenas que os eleitores realizem a reimpressão do documento pela internet ou atualizem no e-título.
Sobre a previsão de um segundo turno para as eleições em Foz, já é um indicativo do trabalho que a justiça terá pela frente. No último levantamento, divulgado ontem pelo juiz, faltam menos de 900 eleitores para a cidade contar o número necessário para o segundo turno.