Com o objetivo de ampliar o número de doações de córneas e potencializar as chances de cura dos pacientes que estão na fila do transplante, o Banco de Olhos de Cascavel, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), realiza na região Oeste do Estado capacitações a equipes de enfermagem.
Cerca de 20 profissionais de Foz do Iguaçu e Medianeira (Hospital Nossa Senhora da Luz) passarão pelo treinamento, que vai repassar informações sobre a abordagem aos familiares, os procedimentos de captação e outros protocolos. “A intenção é de que estes enfermeiros atuem também na sensibilização para a doação de córneas de forma efetiva, assim que o óbito for confirmado.
Algumas pessoas aguardam por anos uma córnea para o transplante. O tempo de espera pode ser reduzido, se multiplicarmos os esforços, levando conscientização e falando sobre a doação”, enfatiza a enfermeira do Banco de Olhos, Joziana Pastro. Depois de captadas, as córneas são encaminhadas ao Banco de Olhos de Cascavel, encarregado da distribuição conforme a indicação da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde.
O curso acontece nesta quinta-feira (31), no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, das 9h às 17h.