Um projeto, protocolado no último dia 2 de agosto, para discutir o aumento no número de vereadores está gerando polêmica na cidade. Vários outdoors, com mensagens contrárias à proposta, foram instalados em diferentes pontos da cidade.
A proposta protocolada e assinada pela maioria dos vereadores, pede mais quatro parlamentares para as próximas legislaturas. Hoje Medianeira conta com 9 vereadores e passaria a contar com 13.
Em entrevista para o Jornal da Cultura, o Presidente da Câmara, Joselito Muniz dos Santos (PSDB) disse que por enquanto o projeto está nas comissões, seguindo o rito normal. “A nossa população aumentou, nós estamos com mais de 50 mil habitantes e, de acordo com Constituição Federal, poderia ter até 15 vereadores e o projeto foi protocolado com 13”, disse Jocelito.
O presidente da câmara não citou nomes, mas disse que a campanha foi encabeçada por dois vereadores. “Falar que haverá um aumento de gastos de 5 milhões está errado. Hoje esse valor é o orçamento anual da câmara. Esse orçamento já existe. O nosso gasto com pessoal é 1.57%. Caso o projeto passe nas comissões e vá para votação, o nosso gasto com pessoal passará para 1.78%. Não chegaremos nem a 2%. Medianeira cresceu e merece ser bem representada. Os bairros, o centro merecem ser bem representados. O aumento dessas quatro cadeiras não é gasto, é investimento. Nós temos a câmara mais enxuta do Estado”.
Os dois vereadores, contrários ao aumento e que não assinaram a proposta, foram Lucy Andreola (PSD) e Marcos Berta (PSD). A vereadora Lucy Andreola, disse que haverá “aumento de gastos, tirando do povo a possibilidade de mais investimentos em saúde, educação, esportes, lazer, segurança pública e infraestrutura. Pelo menos 5 milhões a mais será o custo de 4 vereadores numa legislatura. A representatividade é relativa, já que a quantidade não significa qualidade. Em proporção ao número de habitantes:
Foz tem 1 vereador a cada 19 mil habitantes.
Cascavel tem 1 vereador a cada 18 mil habitantes.
Londrina tem 1 vereador a cada 30 mil habitantes.
Medianeira com 13, terá um vereador a cada 4 mil habitantes”, destacou Lucy”
Muniz disse ainda, que a câmara tem 12 funcionários concursados e 6 estagiários acadêmicos. Cada vereador recebe R$ 7.884,00 e não tem nenhum assessor. O projeto ainda está em análise pelas comissões e, por enquanto, sem previsão de data para a votação em primeiro e segundo turno.
.