Equipes do Batalhão de Fronteira receberam denúncias que um grupo de criminosos estaria em uma casa, no interior do distrito de Subsede, em Santa Helena. De acordo com o Major Prado, Sub-comandante do BPFron, como os suspeitos já estavam sendo investigados, os policiais foram até o local para verificar os fatos.
No fim da tarde dessa quarta-feria (23), por volta das 18h30, o grupo estava em frente à casa, desembarcando de um carro. Os policiais se aproximaram e perceberam que todos estavam portando armas de fogo. Com a presença da polícia, os cinco saíram correndo para o interior da residência e todos atirando contra as forças de segurança, que revidaram. Durante o confronto, os cinco homens, com idades entre 18 e 38 anos, foram mortos. Nenhum policial ficou ferido.
De acordo com o Major Prado, eles estavam com 3 revólveres calibre 38, 1 pistola 9mm, de uso restrito, e 1 pistola calibre 6.35. Dois deles eram suspeitos de envolvimento na morte do vigia de um posto de combustíveis, em Santa Teresa do Oeste.