GM e PM apreendem linhas cortantes durante operação em Foz

Foto: Guarda Municipal

Os materiais foram apreendidos durante a Operação AIFU Linhas Cortantes, onde equipes da GM, Polícia Militar e da fiscalização fazendária, realizaram ações repressivas e preventivas. Além de orientar os estabelecimentos comerciais quanto a proibição de fabricação, comércio e uso, também foram apreendidas linhas cortantes (cerol e chilena).
Essas linhas, usadas para soltar pipas em locais públicos, colocam em risco a vida de pessoas e animais, devido a grande ação cortante do material. Só no fim de semana foram apreendidos 55 carretéis com linhas e cortantes e 27 pipas.

Em julho, no Bairro Morumbi, uma jovem estava de moto e foi atingida no pescoço por uma linha cortante, quando voltava para casa. Os socorristas apuraram que o ferimento, com cerca de 10 centímetros de extensão, foi causado por uma linha de cerol utilizada em uma pipa.
Usar cerol em pipa é crime, com pena de três meses a um ano de detenção. As linhas com cerol (linhas de fabricação caseira, com pó de vidro ou de ferro e cola adicionados) feitas para cortar outras pipas, também aumentam a capacidade de ferir as pessoas, elevando a gravidade das consequências e punições.

Se alguém  presenciar o uso deste material, deve entrar em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190 e fazer a denúncia.

Sair da versão mobile